Visto Japonês para profissionais altamente qualificados

A população do Japão tem diminuído nos últimos anos e a sua economia já não vai tão bem como há 20 anos. O país tem passado por grandes mudanças nos últimos anos.

Uma dessas mudanças é a meta de atrair mais estudantes estrangeiros e tornar as universidades mais internacionalizadas, outra mudança é atrair trabalhadores estrangeiros altamente qualificados e incentivá-los a ficar no país.

Em 2012 foi introduzido um tipo especial de visto para profissionais altamente qualificados.

Atualmente os profissionais são classificados em três grupos:

Advanced Academic Research Activities ( Atividades de pesquisa acadêmica avançadas), como professores e pesquisadores de universidades.

Advanced Specialized /Technical Activities ( Atividades Técnicas/ Especializadas Avançadas), como técnicos de laboratório e pesquisadores de empresas públicas e privadas.

Advanced business Management Activities ( Atividades de Administração de Negócios Avançadas), como executivos e especialistas de empresas.

Para conseguir o visto é preciso ter ao menos uma proposta de emprego de uma empresa japonesa e uma série de outros requisitos. O sistema funciona na base de pontos, ter um alto salário, certificado JLPT N1 e pós graduação são exemplos do que conta pontos para se classificar.

Obviamente não é o visto mais fácil de se obter no Japão, mas é o que oferece as maiores vantagens. Quem obtém esse visto pode tentar obter residência permanente no Japão após 3 anos (em geral 10 anos são necessários para se obter residência permanente), permissão para exercer múltiplas atividades, possibilidade de levar o cônjuge para o Japão, entre outros.

Muitas pessoas que têm vontade de estudar no Japão e continuar vivendo no Japão após os estudos. No caso de quem cursa pós graduação no Japão e acaba continuando como pesquisador em Universidade Japonesa aplicar para este visto é uma realidade possível!

Para saber mais detalhes sobre o visto recomendamos consultar o site oficial do escritório de imigração do governo Japonês clicando aqui.

Para saber como funciona o sistema de pontos, quais qualificações contam pontos,etc. basta clicar aqui.

 

(Visited 328 times, 1 visits today)