Obstáculos a enfrentar para estudar no Japão

Há cerca de uma semana, precisamente no dia 7 de Outubro de 2016, nós do “Quero estudar no Japão” lançamos uma pesquisa perguntando qual o maior obstáculo que quem quer estudar no Japão enfrenta.

Tivemos cerca de 50 respostas!Muito obrigado a todos que responderam!

Neste artigo vamos discutir e mostrar alguns jeitos de lidar com esses obstáculos.

hurdles

1) Dinheiro

Muitas pessoas comentaram que o dinheiro, ou a situação financeira é algo que dificulta a ida ao Japão.

Estudar nunca é de graça, muito pelo contrário, sempre foi e até os dias de hoje é algo custoso, seja isso no Japão, no Brasil ou em qualquer outro lugar.

Estudar, no Japão ou em qualquer outro lugar, não é de graça. Se o estudante (ou sua família) não estiver pagando, existe alguém pagando, em geral o governo ou algum patrocinador.

Nesses casos em que o governo ou algum patrocinador paga seu estudo, esse dinheiro gasto em educação funciona como um investimento. Um governo investe em educação para que o nível intelectual da população aumente e consequentemente o país se desenvolva.

Como não há como investir em todas as pessoas de um país no caso do Brasil, e não há como investir em qualquer estrangeiro no caso do Japão, os paises selecionam aqueles candidatos que potencialmente trariam o maior retorno. Ou seja, se você não tem como pagar por sua educação, a melhor maneira de driblar isso é se tornando um candidato ideal e receber dinheiro do governo ou de algum outro patrocinador para estudar.

Claro que não é tão simples, principalmente quando pensamos que para se tornar um candidato ideal é necessário um esforço tremendo de tempo(que vamos comentar abaixo no obstáculo 3) e muitas vezes dinheiro(que é um dos grandes problemas do Brasil que não vamos discutir neste blog).

Alguns comentaram sobre a dificuldade de mesmo conseguindo a bolsa MEXT não ter dinheiro suficiente para passar o primeiro mês, já que a primeira quantia é recebida apenas no final deste mês. O obstáculo então seria juntar cerca de 1000 doláres em 6 meses, que é o tempo entre a confirmação da bolsa e a data de embarque. Neste caso duas saídas simples para a situação são possíveis: 1 – Conseguir um emprego qualquer durante este tempo para juntar a quantia; começar uma campanha de crowfunding, no site vakinha por exemplo, nós do “Quero estudar no Japão”, assim como outros blogs relacionados ao Japão, como o Programa Japonês online e o SukiDesu nos oferecemos para ajudar na divulgação.

Também é possível combinar algum tipo de bolsa de estudo (existem várias!), que não cubra todos os custos, com trabalho temporário. Estudantes estrangeiros podem trabalhar meio período no Japão, explicamos neste post.

 

2) Não ser descendente de Japonês

Outro ponto bastante levantado foi o de que não descendentes de japonês têm menos chances. É verdade.

Existe um grande número de bolsas de estudo voltadas aos descendentes de Japonês, mas não são todas. Inclusive, a bolsa MEXT é oferecida a todos os cidadãos brasileiros independentemente de ancestralidade.

A verdade é que muitos países que enviaram imigrantes no passado oferecem benefícios diversos para os descendentes desses imigrantes. Por exemplo, netos e filhos de Portugueses e de Italianos têm direito à cidadania desses países, ou seja, podem viver na Europa e ter os mesmos direitos que qualquer outro cidadão desses países. No caso do Japão, seus descendentes tem acesso a programas de bolsa estudos e vistos especiais para trabalho.

 

3) Muito a estudar

Este obstáculo pode ser vencido com tempo e dedicação! Não há segredo.

Algumas pessoas já são bastante estudiosas e alcaçaram alguns feitos na sua vida de estudante, como bolsas de estudo, pesquisas, publicações, etc. Para quem já tem essa experiência é bem mais fácil chegar no nível de conseguir uma bolsa de estudos. Para aqueles que não tem experiência se dedicando de corpo e alma aos estudos, é necessário um planejamento a longo prazo, já que desenvolvimento acadêmico não vem da noite pro dia.

A propósito, existem sim muitos casos de pessoas que estudam ou estudaram no Japão que demoraram anos para conseguir. O segredo é sempre se esforçar e não desistir.

Para quem pensa em cursar graduação pelo MEXT, aqui no quero estudar no Japão temos listas dos conteúdos de  Química, Física, e Matemática  que são cobrados no processo.

Existem sites como o Khan academy onde é possível estudar sobre todos esses assuntos.

Para quem deseja cursar pós graduação e especializações, é recomendável estudar Inglês e se possível Japonês. Além de participar ativamente da comunidade acadêmica.

 

 

Recomendamos se inscrever na nossa lista de e-mail para ficar sabendo de oportunidades de bolsa de estudos e cursos.

Para quem tem interesse em aprender Japonês, nós sempre damos algum bônus relativo a estudar no Japão para quem se matricula com o nosso link.

 



(Visited 4.029 times, 1 visits today)
,
2 comments to “Obstáculos a enfrentar para estudar no Japão”
  1. ola moro no jp ha algum tempo e estou procurando um bom curso de nihongo e me interessei pelo curso de vcs…como faço para me cadastrar e vcs envião algum material didatico ? obrigado

Comments are closed.