Entrevista – Bolsa MEXT pós graduação

A entrevista é uma etapa essencial do processo de seleção das bolsas MEXT. É a chance que o candidato tem de mostrar sua personalidade e capacidade de comunicação.
Para o processo da bolsa de Pós graduação, é quando os avaliadores têm a chance de conhecer o projeto de estudos do candidato a fundo e medir a capacidade de arguição do candidato.

É importante lembrar que a entrevista é um evento formal, no qual é esperado que o candidato vista-se com traje formal e mostre pontualidade e seriedade.

Basicamente, a entrevista tem como objetivo avaliar se o candidato está apto a cursar pós graduação no Japão.

Idioma da entrevista
Na maioria das vezes a entrevista ocorre em Português, porém há casos em que tudo acontece em Inglês ou Japonês.
Isso depende da vontade da banca de testar os conhecimentos do candidato em outros idiomas. Assim, independentemente da probabilidade da entrevista ser realizada somente em português ou não, é interessante se preparar nos 3 idiomas citados para não ter surpresas desagradáveis na hora H.

Projeto de estudos
Em geral logo no início da entrevista, o candidato apresenta brevemente seu projeto e a banca segue com perguntas.
É muito importante que essa breve apresentação seja clara e coerente.O candidato deve conhecer detalhadamente o próprio projeto, incluindo os artigos citados
e trabalho dos autores desses artigos.
Também é comum que se pergunte sobre a importância de se estudar o que é proposto no projeto de estudos, e sobre o porquê do local da pesquisa ser o Japão.

Carreira
Muitas vezes a banca pergunta sobre a carreira do candidato, seja esta acadêmica, profissional ou mista. É importante mostrar à banca como estudar no Japão se relaciona com a sua carreira.
Também são comuns perguntas sobre os planos pós estudos no Japão.
Adaptação ao Japão
Como nem todas as pessoas se adaptam bem ao Japão, é muito importante para a banca avaliadora saber se o candidato está apto a passar alguns anos no Japão.
Perguntas sobre interesse na língua e na cultura japonesa, apoio da família e amigos, estabilidade psicológica,etc são comuns.

 

Algumas vezes o candidato tem a chance de perguntar algo à banca examinadora. É importante se preparar para essa possibilidade também.

 

 

Este não é um site oficial da bolsa MEXT ou de qualquer instituição relacionada a estudos no Japão. Todas as informações contidas aqui são dicas e informações coletadas na internet reunidas para ajudar quem tem vontade de estudar no Japão.
No caso de conflito de informações entre este website e um dos websites oficiais, a versão oficial prelavesce.
(Visited 867 times, 1 visits today)