Qual o melhor material iniciante gratuito para aprender japonês?

Até uns 10 anos atrás material didático para aprender japonês em português era extremamente raro na internet. Quem estudava japonês na época tinha de se inscrever em cursos presenciais, livros físicos ou se aventurar na internet em inglês ou outro idioma.

Cerca de 6 anos para cá surgiram alguns cursos online de japonês na internet brasileira. A maioria deles tem uma versão gratuita de seu material, com e-books e mini cursos; e também uma versão paga mais completa.

Com tantas opções, quem está começando a estudar fica perdido e sem saber qual material escolher para começar a estudar. Porém, cada curso tem um foco específico que é refletido em seu material (pago e gratuito).

Neste post eu analisei a proposta de 4 cursos (Kotoba, Nihongando com Nanda, NihonGO! e Programa Japonês Online), e escrevi um pouco sobre as minhas impressões, como o material é apresentado e qual o foco.

Antes de começar, é muito importante reconhecer que todos esses cursos online contruibuiram e continuam a contribuir com o crescimento do idioma japonês no Brasil e também em outros países de língua portuguesa. Muito obrigado!

Kotobá

O curso, canal do youtube, blog e website são comandados por Hiro.  Ele dá conselhos sobre como estudar japonês, materiais a comprar, explicações gramaticais e expressões, além de artigos e vídeos sobre o Japão e sobre cultura japonesa.

Foco: Tanto o curso quanto o e-book focam no exame de proficiência em japonês (JLPT)

Material Gratuito: O material consiste em uma lista de Kanji recomendados para o JLPT N5 e N4.

Pontos positivo: Específico e direto ao ponto.

Pontos negativo: É necessário algum conhecimento prévio de japonês (além de hiragana e katakana) para utilizar o material.

 

Nihongando com Nanda

Nanda comanda tanto o website quanto o canal do youtube.  Ela vive no Japão já há algum tempo e cria conteúdo não apenas sobre a língua, mas também sobre a cultura e a vida no Japão. O site possui blog, ebooks e até podcast.

Foco:

Material Gratuito: O seu principal ebook “Guia definitivo de Japonês” foca em situações reais como restaurantes, hospitais, aeropórtos,etc.  Existem muitos exemplos para cada situação e o idioma já é pronto para a utilização. A impressão é de que o curso é focado em quem já mora ou quer morar no Japão.

Existem também outros e-books focados noutros tópicos.

Pontos positivos:  Frases prontas para utilização em situações diversas sem enrolação.

Pontos negativos: O material assume que o aprendiz vai decorar frases sem refletir o que cada palavra significa e qual sua função.

 

NihonGO

Quem já se ineteressou por anime, manga e tokusatsu no Brasil muito provavelmente já ouviu falar do Ricardo Cruz. Ele chegou a participar de projetos musicais no Japão e está sempre divulgando essa sub cultura no brasil. Em seu canal ele dá dicas de japonês que muitas vezes estão ligadas ao universo anime e tokusatsu.

Foco: O curso é focado em japonês para cultura pop. Já o mini curso foca em ensinar os silabários japoneses (hiragana e katakana) nos vídeos e materiais suplementares; já o e-book ensina algumas expressões básicas.

Pontos positivos: Ensino focado a um objetivo específico. Assume-se que o aprendiz não tem conhecimento algum de japonês.

Pontos negativos: Este material pode ser chato se você não tiver interesse em cultura pop japonesa.

 

Programa Japonês online

O programa japonês online foi idealizado por Luiz Passari, que atualmente continua liderando a equipe do PJO.  Apesar de alguns conteúdos específicios como japonês para anime ou para quem vive no Japão, o website e o canal do youtube focam em ensinar japonês em geral, para diversas situações. Além disso os alunos do curso pago realizam uma viagem ao Japão anualmente.

Foco: Tanto o curso quanto o e-book focam no exame de proficiência em japonês (JLPT)

Material Gratuito: O livro “Desvendando a língua japonesa” assume que o aprendiz não possui conhecimento do idioma e ensina os silabários (hiragana e katakana),  um pouco sobre ideogramas (kanji) e estruturas gramaticais.

Pontos positivos: O livro explica detalhadamente como o idioma funciona e dá vários exemplos. Existe muito material de apoio disponível.

Pontos negativos: É necessário bastante tempo até que o aluno possa utilizar os conhecimentos de forma prática.

 

Conclusões e comentários gerais

Apesar de cada curso ter um foco específico, todos contemplam o idioma em situações diversas. Antes de começar seus estudos, vale a pena checar ao menos os canais do youtube de cada um desses criadores de conteúdo.

É muito importante que o estilo de ensino do canal que você segue seja o estilo que você gosta, que lhe motiva. Além disso, é importante ter em mente quais são seus objetivos no estudo do idioma, dependendo disso, um ou outro canal vai ser mais adequado e vai lhe ajudar mais nessa direção.

Por fim, vale lembrar que é possível seguir todos os canais e aprender com todos esses professores gratuitamente; você não precisa se limitar a um ou dois canais. Claro que, na hora em que você decidir fazer um investimento maior para aprender o idioma é necessário um pouco mais de ponderação e reflexão.

(Visited 5.092 times, 1 visits today)