Como estudar Kanji para o JLPT

Muita gente tem interesse em prestar o exame de proficiência em língua japonesa (JLPT) mas não sabe exatamente como estudar.

Kanji é uma das partes mais importantes do exame, já que além de sua parte específica, os caracteres também aparecem nas outras partes, como texto e gramática. Saber a leitura correta e o significado de cada kanji pode ajudar muito a conseguir os pontos necessários para a aprovação no exame.

A verdade é que existem diversas maneiras de estudar kanji – se matricular em um curso, seguir a metodologia de um livro específico, etc.

Aqui vou descrever um método que funciona para mim e para muitas pessoas que conheci, e segue a filosofia de cursos reconhecidos como o “All Japanese All The Time” e o “Programa Japonês online“.

Não é o único método para estudar Kanji e não é garatido que seja o melhor para você. Porém a única maneira de saber se funciona para você é tentando.

São três passos:

Primeiro passo: Reunir materiais e referência

Em primeiro lugar você vai precisar de um software de repetição espaçada (SRS em inglês), que é basicamente um programa que guarda cartões para estudo. Neste programa você pode criar cartões com frases e revisar depois. Para saber mais sobre softwares de SRS clique aqui, aqui

O Anki é o mais recomendável para o estudo do Japonês por causa de suas funcções específicas voltadas para este idioma. O anki pode ser baixado aqui, e aqui há uma excelente explicação de como utilizar.

Em segundo lugar você precisa de uma lista com os kanjis do nível que você vai prestar. Essas listas você encontra neste website, basta clicar aqui.

São 5 listas, uma para cada nível: N5 N4 N3 N2 N1

 

Segundo passo: Buscando frases para cada Kanji

Este passo é o mais trabalhoso. Este método foi desenvolvido com base no estudo de idiomas por input de frases, ou sentenças. Basicamente aprendemos  idiomas conforme ficamos expostos a este idioma, seja ouvindo ou lendo.

Por exemplo, de tanto ver em vários lugares palavras como “hello”, “thanks” e “stop” mesmo pessoas sem qualquer estudo formal de Inglês sabem o que essas palavras significam.

A ideia aqui é juntar frases que contenham os kanji-alvo, ou seja, aqueles do nível que você deseja tentar e se expor ao máximo a essas frases.

Para conseguir essas frases basta consultar um dicionário de Japonês, recomendo o jisho.org ou o tangorin.

Procure frases que contenham o kanji com cada uma de suas diferentes leituras, o ideal é entre duas e cinco frases por kanji.

Por exemplo o kanji ““, que em geral está ligado a palavras relacionadas a partidos políticos, como 政党 – partido político, 与党 – partido do governo e 野党 – partido de oposição. A partir de uma busca no jisho.org podemos coletar algumas frases.

2つのグループが団結して1つの政党になった。

“Os dois grupos se uniram e se tornaram um partido político”

与党は野党避難のキャンペーンを展開しています。

“O partido do governo está fazendo uma campanha de difamação contra o partido de oposição”

 

Terceiro passo: revisar, revisar e revisar

Este é o passo mais importante. Após preparar o material, é essencial que você revise, estude o máximo que puder.

Se possível, tenha sempre o celular ou tablet perto de você para poder revisar nas horas vagas. Ônibus, metrô, hora do almoço, vale tudo!

É bom sempre equilibrar o tempo de revisão e preparação de novas frases. Se possível, tente revisar 75% do tempo de estudo.

 

Por fim, bons estudos!

(Visited 870 times, 1 visits today)